No dia 7 de Abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde em 1948. Aqui, na Harper, essa data despertou uma reflexão acerca da necessidade de sermos multiplicadores de informações que conscientizem as pessoas da necessidade de um estilo de vida saudável.
Prevenir para não remediar
Um estilo de vida saudável, que conte com boa alimentação, atividade física, cuidados com a saúde mental, controle do peso e dormir bem ajuda a prevenir as doenças que mais matam pessoas todos os anos, como doenças cardíacas, câncer, derrame cerebral e doença pulmonar crônica.
O vício em álcool e/ou tabaco também é determinante para o aparecimento das doenças citadas e de muitas outras, portanto, essas e substâncias devem ser evitadas.
Respeitando seu corpo e sua mente, a tendência é que você viva mais e melhor. Quanto mais cedo você se conscientizar disso, maior a eficácia da prevenção.
Alimentação
A primeira coisa que você precisa saber é que todo ser humano possui particularidades, então, é recomendável que você se oriente com um nutricionista para elaboração de uma dieta apropriada às suas necessidades, mas, de forma geral, deve-se evitar consumir alimentos ultraprocessados, que são aqueles que passam por maior processamento industrial, como salsicha e salgadinhos.
É recomendável que até mesmo o consumo de alimentos processados (que passam por algum processo de industrialização) seja moderado. Prefira sempre alimentos naturais.
Evite exageros, principalmente de açúcares e gorduras. Tenha uma alimentação regrada e variada, com legumes, verduras, carboidratos, proteínas e grãos. Hidrate-se bem, bebendo aproximadamente 2 litros de água por dia. Importante: tanto os alimentos quanto a água devem ter qualidade.
Atividade Física
Movimente-se. A prática de atividade física regular é diretamente relacionada a prevenção de inúmeras doenças, desde câncer e problemas cardíacos até controle da diabetes, depressão, ansiedade, doenças vasculares, doenças nas articulações, etc.
Assim como a alimentação, cada indivíduo pode ter necessidades diferentes com relação à atividade física. O importante é que você a pratique. Encontre uma atividade que te dê prazer, pois estas são as mais fáceis de você continuar no longo prazo. Crie uma rotina. Determine um horário.
Mantenha seu peso e articulações em dia. Respire. Estique-se. Viva!
Equilíbrio
Sim, nós sabemos que além de tudo isso, é necessário dormir 8 horas por dia, evitar stress, fazer exames preventivos regularmente, etc. Ter um estilo de vida saudável não é fácil, ocupa tempo e, por vezes, gera custos extras. No entanto, os custos envolvidos numa alimentação de qualidade certamente são menores do que os envolvidos em tratamentos médicos no futuro exatamente por você não ter se alimentado direito antes ou exagerado no álcool, tabaco, doces e hábitos não saudáveis.
Devemos ter equilíbrio. Não precisamos abrir mão de consumir álcool eventualmente, mas sim fazê-lo com inteligência e moderação. Da mesma forma, não precisamos nos privar de um doce ou refrigerante, mas temos que saber que tais alimentos e bebidas nos faz mal, então seu consumo deve ser moderado se quisermos viver com mais saúde. Encontre seu ponto de equilíbrio.
E claro, ter um estilo de vida saudável não implica abrir mão de exames regulares para saber se está tudo realmente bem com nosso corpo. Algumas doenças são silenciosas e, quanto mais cedo diagnosticadas, maior a possibilidade de um tratamento bem sucedido. Faça um check-up anualmente e, caso necessite de uma revisão nas coberturas e nos custos pagos pelo seu plano de saúde, fale com os especialistas da Harper !