Já faz quase um ano que a pandemia do novo Coronavírus trouxe um cenário inédito em nossas gerações: a necessidade de isolamento social. A solidão trazida por esta realidade, somada aos medos, ansiedades e perspectivas, acende um sinal de alerta para questões pertinentes à saúde mental.

Depressão, ansiedade e síndrome do pânico são doenças altamente presentes na população brasileira. Dados da OMS de 2020 indicam que o Brasil é o segundo país com o maior número de deprimidos do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos. Profissionais de saúde mental têm mostrado preocupação com as consequências do confinamento trazido pela pandemia. A solidão, os receios, os cuidados diários de prevenção e os noticiários são gatilhos para distúrbios de humor e ansiedade.

Mantenha o equilíbrio

Movimente-se: faça da sua casa um local de atividade física. Alongue-se. Medite. Alimente-se adequadamente, não cedendo aos impulsos que a ansiedade pode lhe trazer. Respire. Busque equilíbrio, evite passar muito tempo diante do noticiário e passe mais tempo com atividades que lhe proporcionem prazer, como uma leitura agradável, brincadeiras com seus filhos e/ou animais, etc. Torne a sua casa um ambiente produtivo e saudável. Persiga a leveza.

Não se sinta só: estamos todos no mesmo barco e cada um de nós precisa encontrar meios de lidar com o distanciamento social e suas consequências. Converse e busque contato com quem lhe faz bem. A distância física não pode ser obstáculo para o contato e o afeto. Não se feche em seus sentimentos nem evite desabafar.

Procure ajuda

Psicologia Caso você perceba que algo não está indo bem com sua saúde mental, não pense duas vezes e procure ajuda. Os planos de saúde possuem coberturas para psicoterapias e até mesmo no SUS você consegue orientação.

Lembre-se que existem profissionais capazes de lhe compreender e lhe direcionar. Da mesma forma que você procura um dentista quando tem dor de dente, deve procurar um psicólogo quando o sofrimento é interior.

Caso precise de um direcionamento sobre planos de saúde que oferecem esta solução, consulte os especialistas da Harper.

Bônus: A Pfizer elaborou um Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil muitíssimo interessante e rico em conteúdo. Baixamos o material (em PDF) aqui na Harper e gostamos muito.
Para ler, clique aqui.

A melhor prevenção é um seguro!

—-

Agora que você já se informou um pouco mais sobre a importância de cuidar da saúde mental, sobretudo nesses tempos de pandemia, não esqueça de consultar nosso time de corretores e saber quais soluções oferecemos!

Saúde, sempre. Conte com a Harper.

×

Olá, vamos fazer uma cotação?

× Posso te ajudar?