O mês de outubro já está no fim, mas todo dia é dia de lembrarmos do Outubro Rosa, uma campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama.
Principal tipo de câncer entre mulheres em todo o mundo, o câncer de mama tem grandes possibilidade de cura se diagnosticado precocemente, ou seja, quanto mais cedo você identifica a existência do tumor, maiores as suas chances de curá-lo em definitivo.
Os números do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam 2,3 milhões de novos casos de câncer de mama em todo o mundo no ano de 2020, representando cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas entre mulheres.
O câncer de mama é o que ocupa a primeira posição em mortalidade entre mulheres no Brasil. Apesar do alto índice de mortalidade, também é uma neoplasia maligna com grandes chances de cura, por isso a importância da conscientização.
Fatores de risco
O câncer de mama é comum entre mulheres, mas também pode acometer homens. A possibilidade de desenvolver este tipo de câncer aumenta após os 35 anos de idade, sendo mais frequente após os 45.
Histórico familiar é um fator de risco e exige atenção ainda maior, mas não existe fator único atrelado ao desenvolvimento de câncer de mama. Até determinantes relacionadas à própria vida reprodutiva da mulher pode ser um fator de risco. Consumo de tabaco, álcool, excesso de peso, alimentação inadequada, sedentarismo e sobrepeso também são fatores de risco, como acontece também com outros tipos de câncer.
Exposição frequente a radiações como Raio-X, tomografia e mamografia também são fatores de risco.
Sintomas
Na maioria dos casos, quando o câncer de mama já apresenta manifestações clínicas, surge um nódulo palpável na mama. Outros sintomas são retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
Outros sinais possíveis são a inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local. (Fonte: https://www.gov.br/saude/)
Importante que os sintomas relacionados sejam investigados por médico especializado e exames específicos para diagnóstico de câncer. No entanto, grande parte das vezes a desconfiança de que há algo de errado vem do próprio paciente, que nota algo de errado sozinho – por isso a importância de mulheres e homens conhecerem bem o próprio corpo.
A junção entre autoexame e visitas periódicas ao médico mastologista é fundamental.
Prevenção
A primeira atitude para se prevenir contra o câncer de mama é a conscientização a respeito da importância do diagnóstico precoce. Isso é feito em duas etapas: a realização constante do autoexame e à visita regular ao médico mastologista.
Uma vida saudável ajuda a prevenir não só o câncer de mama mas também outros tipos de câncer e diversas outras doenças, como Acidente Vascular Cerebral e doenças cardiológicas, então…
– Exercite-se. Mantenha seu corpo em movimento. Evite o sedentarismo e aumentará suas chances de longevidade e bem estar.
– Alimente-se adequadamente. Evite os alimentos ultraprocessados e embutidos, tenha uma dieta equilibrada e saudável. Se possível, conte com médico nutricionista.
– Elimine os vícios. Evite o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Diversos estudos conectam tabaco e álcool ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer no longo prazo. Também não use drogas sintéticas e medicamentos sem a devida prescrição médica.
Autoexame
Separamos um vídeo interessante onde é possível aprender de forma visual como fazer o autoexame. Veja clicando na imagem ao abaixo:
A Harper não tem relação com os produtores deste conteúdo, apenas indica devido à sua assertividade e relevância.
Mamografia
Ao visitar o médico mastologista, ele poderá pedir regularmente a mamografia, exame de Raio X específico para diagnóstico de câncer de mama. Se algo de estranho for observado pelo médico, ele solicitará uma biópsia para confirmção ou não de uma neoplasia. Este diagnóstico é fundamental pois, como dissemos, quanto mais cedo você começar a tratar o tumor, maiores suas chances de cura.
Informação é vida
O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar e divulgar informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Outro tipo de câncer que acomete muitas mulheres acima de 35 anos de idade é o câncer de colo de útero, que também tem grandes chances de cura se diagnosticado em seu início.
Para que o objetivo do Outubro Rosa seja cumprido, é necessário que cada um de nós seja um multiplicador dessas informações, ajudando cada vez mais pessoas a terem hábitos que proporcionem uma menor incidências dessas neoplasias através de um estilo de vida saudável e maior chance de cura dos casos de câncer através do diagnóstico precoce.
Faça sua parte.
Seja um agente da informação e da conscientização contra o câncer de mama! 🙂
–
Precisa de um Seguro Saúde?
Consulte nosso time de especialistas!