Todo final de ano muitas pessoas aproveitam as reflexões de final de ano para rever hábitos para o novo ano, no entanto, por diversos fatores, o fato é que grande parte acaba não cumprindo com seu planejamento.

Na prática, a vida atropela a teoria. O custo alto de manter uma alimentação saudável o ano inteiro, a dificuldade em encontrar tempo para se manter em forma, as urgências do dia a dia que colocam os planos de médio prazo, preguiça, desânimo, frustração com os resultados, enfim, são muitos os fatores que contribuem para que as promessas de novos hábitos não se concretizem.

Por isso começaremos essa lista de fim de ano com uma dica que julgamos primordial:

 

TENHA MÉTODO

Toda hábito só pode ser implementado se tivermos uma metodologia que nos permita encontrar um equilíbrio entre desejos e possibilidades. Não adianta sonhar longe demais se a sua rotina não permite. Isso só causará frustrações e o prejudicará ainda mais. Pense grande, mas com os pés no chão. Planeje-se. Voe, mas com segurança. Não deseje o impossível, isso só o fará sofrer. Seja qual for o hábito que você deseja mudar, faça isso um passo por vez.

É necessário que você mude hábitos ruins tanto quanto é necessário que você saiba como fazer isso e o percurso a ser percorrido. Algumas pessoas deixam de fumar de maneira abrupta e são bem sucedidas. Outras precisam deixar o vício aos poucos. Cada ser humano tem suas particularidades, conheça as suas e respeite-as. Dessa forma você criará metas realistas com suas possibilidades, terá uma metodologia que conseguirá disciplina para cumprir e terminará o ano feliz por ter atingido seu objetivo.

O método minimiza a possibilidade de frustrações e cria caminhos possíveis, pense nisso.

 

1 – ALIMENTAÇÃO

Você já deve ter ouvido a expressão “Você é o que você come”. Isso faz muito sentido. A alimentação saudável está conectada com longevidade, bem estar, sono, stress, comportamento, aparência…com tudo!

Com um pouco de disciplina, novos hábitos alimentares não são difíceis de serem inseridos em sua rotina. Atualmente a maioria dos supermercados possuem uma vasta gama de alimentos que podem compor uma dieta nutritiva que irá trazer benefícios enormes à sua saúde no médio prazo.

Evite alimentos ultraprocessados; os malefícios desses alimentos são cientificamente comprovados. Prefira sempre alimentos frescos e, se possível, orgânicos. Valorize a comida livre de excessos de gordura, sal e açúcar. Um mantra para seu novo ano deve ser “não exagere”.

 

2 – ATIVIDADE FÍSICA

O hábito de exercitar-se diariamente não é fácil de ser mantido no longo prazo, nós sabemos. Muitas pessoas começam bem mas a rotina acaba se impondo e, quando se percebe, a atividade física regular já ficou em segundo plano e já faz parte da lista de metas do ano seguinte…

Nós temos uma proposta: coloque a atividade física como prioridade em sua rotina. Lembre-se que se o seu corpo parar, tudo irá parar junto. Você não será produtivo no seu trabalho, não terá uma vida social boa, nada funcionará se o seu corpo não estiver bem.

Cuidar da saúde do seu corpo fará com que você viva mais e melhor. Fará com que seja mais focado e produtivo. Um estilo de vida saudável evitará doenças e sofrimento, trará disposição e bem-estar. Nada é mais importante que cuidar da sua saúde, tenha isso em mente cada vez que pensar em desistir.

 

3 – SAÚDE MENTAL

Falar sobre saúde mental já deixou de ser tabu há bastante tempo. Tenha o hábito de praticar atividades que lhe causem prazer e ajudem a aliviar a pressão proveniente das responsabilidades. Melhor ainda se tais hábitos conciliarem saúde mental e física, como praticar um esporte, por exemplo.

Troque um pouco as telas pelas páginas de livros. Deixe um vício como a bebida ou o tabaco e aprenda um instrumento, uma atividade artística, algo que te conecte a conhecimentos e sensações que, com certeza, farão bem à sua saúde mental.

Principalmente, identifique os gatilhos que te causam ansiedade e stress em níveis prejudiciais. Olhe para dentro de si e compreenda os sinais se algo não estiver bem.

 

4 – PREVENÇÃO

Todo bom hábito contém em sua essência a prevenção. Bons hábitos previnem contra consequências ruins de uma vida desregrada e desprendida de cuidados consigo mesmo.
Mudar dá trabalho, exige esforço e precisamos pensar na finalidade do esforço ou ficamos pelo caminho. Pare de se torturar durante o caminho, pense no objetivo. Prevenir-se contra as consequências de hábitos ruins te fará feliz, saudável e próspero!

Lembre-se: o melhor seguro é a prevenção. Para todos os outros, conte com a Harper.

×

Olá, vamos fazer uma cotação?

× Posso te ajudar?