Com as mudanças repentinas de temperatura que vimos durante todo o período de outono e que devem se repetir ao longo de todo inverno, precisamos incorporar hábitos ao nosso estilo de vida que minimizem a possibilidade de problemas de saúde que são mais frequentes nessa época do ano.
Atentar-se a hábitos e cuidados preventivos são importantes para evitar complicações e isso vale para todas as fases da vida, inclusive, as sazonais, como a que tratamos aqui. Adaptar-se aos fatores climáticos com atiutudes corretas te trará bem-estar e menor risco de contrair doenças.
Nosso organismo sofre com mudanças brutas de clima, então a primeira providência que precisamos tomar é cuidar da alimentação, mantendo uma dieta saudável e, dessa forma, fornecendo ao sistema imunológico os nutrientes que ele precisa para aumentar sua resistência sobretudo à doenças respiratórias como gripe, pneumonia e outras.
Durante o inverno, os ambientes geralmente são mais fechados e o mar mais seco, dois fatores que contribuem para o alto contágio de vírus respiratórios. Tendo essa compreensão, busque sempre ambientes ventilados, com boa circulação de ar. Em casa, além de manter o ambiente arejado, conte, se puder, com um umidificador de ar. Isso ajudará seu sistema respiratório.
Da mesma forma, pratique atividade física, mantendo seu corpo saudável e equilibrado, com especial cuidado com a hidratação.
Hidratação
Com temperaturas mais baixas nós sentimos menos sede, ou seja, tendemos a beber menos água, o que pode ser perigoso à saúde, pois mesmo não sentindo sede nós estamos desidratando. É fundamental nos mantermos hidratados, bebendo água regularmente ao longo de todo o dia. Não tente beber muita água de uma vez, achando que assim terá atingido a “cota” do dia. Fisiologicamente é mais interessante que consuma aos poucos, mas com frequência.
Mantenha uma garrafa de água sempre por perto, assim você não esquece 😉
Mantenha-se aquecido
O frio provoca alterações orgânicas muito forte no nosso organismo, forçando nosso coração a trabalhar mais e outras alterações fisiológicas, por isso, é importante nos mantermos aquecidos o tempo todo. É hora de ouvirmos aquele conselho de mãe e nunca sairmos sem agasalho. Na hora de dormir, sempre usar cobertas e meias – é fundamental manter os pés sempre aquecidos.
Lembre-se que nessa época temos um aumento dos casos de hipertensão, AVC e infartos em consequência das quedas abruptas de temperatura, então, previna-se.
Por falar em prevenção…
Fique atento ao calendário de vacinas do seu município.
A vacina contra Influenza é oferecida gratuitamente através do sistema público de saúde e ajuda a fortalecer o organismo contra este tipo de vírus. Cheque a disponibilidade também da vacina contra H1N1 e, claro, acompanhe a programação para vacinação contra Covid-19.
Com a pandemia de Covid-19 aprendemos que hábitos simples também podem contribuir para nos protegermos de vírus respiratórios, assim, manter o uso de máscaras (sobretudo em locais fechados e no transporte público) e a higienização constante das mãos é de grande valia. O melhor seguro é a prevenção e, caso você fique doente, é sempre bom contar com o suporte de um bom plano de saúde.
Não espere precisar para correr atrás.
Verifique a opção que atende melhor ao seu perfil com nossos consultores.
E Saúde 😉