pandemia de Covid-19 trouxe prejuízos incalculáveis à saúde de toda a população mundial, tanto pelas consequências diretas da doença, quanto pelas consequências indiretas trazidas pelo colapso nos sistemas de saúde, a necessidade de distanciamento social e os efeitos psicológicos causados pela nova realidade.

Abordaremos aqui a Saúde da Mulher com algumas dicas importantes. Compartilhe essas informações com as mulheres que você conhece e vem com a gente 🙂

Não deixe para depois

O ciclo menstrual das mulheres é regulado pelos hormônios. Este ciclo, por vezes, sofre alterações devidos a fatores internos e externos. A pandemia de Covid-19 é um fator externo que pode desajustar os hormônios e provocar distúrbios neste ciclo, causando desde agravamento da TPM até mesmo doenças hormonais.

É bom lembrarmos que a visita regular ao ginecologista começa logo no início da vida reprodutiva da mulher e deve acontecer ao menos uma vez ao ano. Muitas doenças ginecológicas são assintomáticas e silenciosas, por exemplo, endometriose, câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças possíveis de serem diagnosticadas na fase inicial, proporcionando tratamentos mais eficientes e com maiores chances de cura, portanto, a mulher não deve deixar de ir ao médico, mesmo em tempos tão difíceis como os atuais – sempre observando os protocolos de segurança com relação à Covid-19.

Exames como papanicolau, ou citologia do colo uterino e a mamografia são alguns exames que precisam ser realizados periodicamente.

Não negligencie a sua saúde. Lembre-se que as consultas ginecológicas são preventivas e podem evitar doenças que, se não detectadas inicialmente, podem causar danos sérios ao aparelho reprodutor feminino, infertilidade ou mesmo óbito.

Os cuidados de cada dia

Além das visitas regulares ao ginecologista, outros cuidados devem ser observados:

– Mantenha uma alimentação saudável.- Cuide de sua saúde mental.
– Faça sexo seguro.
– Conheça seu próprio corpo.
– Faça as escolhas certas com relação aos métodos contraceptivos – busque ajuda do seu ginecologista para isso também.
– Busque ajuda caso sofra algum tipo de violência física ou mental.
– Faça atividade física, evite o sedentarismo.

Não tenha medo

Sabemos que o momento atual afasta as mulheres de seus tratamentos e entendemos que ir a um consultório médico durante uma pandemia pode não ser algo convidativo, mas é importante termos equilíbrio. Precisamos manter o distanciamento social, uso de máscaras (preferencialmente N-95) e higienização constantes das mãos, que nunca devem ser levadas ao rosto (ou à máscara) sem serem higienizadas antes.

Devemos manter o distanciamento social e evitar aglomerações, mas nada disso nos protegerá se descuidarmos de outros aspectos de nossa saúde. Devemos cuidar do coração, da mente, das articulações e de tudo que nos mantém saudáveis e vivos. Uma necessidade de cuidado não pode excluir outra, pelo contrário, devem se somar.

Não dê espaço para o agravamento de quadros de sua saúde ginecológica ou para o aparecimento silencioso de doenças. Se precisar de orientação, fale com seu plano de saúde e consulte as opções.

Março é o mês da mulher. Aproveite para alertar todas as mulheres que você conhece sobre as necessidades de cuidar de sua saúde ginecológica!

 

—-

Fontes:
amhb.org.brfertivitro.com.brwww.blog.saude.gov.br

 

×

Olá, vamos fazer uma cotação?

× Posso te ajudar?